A Aviação de Caça Brasileira – 22 de abril – O dia da Missão 382
1º Grupo de Aviação de Caça na Itália
Em 1941 fora criado a Força Aérea Brasileira, em plena época que assolava na Europa a 2ª Guerra Mundial, que era então considerada longínqua em relação ao Brasil. Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, o cenário mudou. Os torpedeamentos de navios brasileiros por submarinos alemães e italianos chocaram a nação, fazendo com que o povo, indignado, fosse às ruas pedindo a entrada do Brasil na guerra. Àquela altura, as missões anti-submarino e de patrulha de nossa aviação já não bastavam mais. O Brasil levaria a guerra ao inimigo. O Exército preparou seu contingente expedicionário, a FEB. A Marinha patrulhava e combatia no Atlântico Sul e, no dia 18 de dezembro de 1943, era criado o 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, para combater nos céus da Europa em conjunto com as forças aéreas aliadas.
Foi nomeado o então Major Aviador Nero Moura, como seu comandante e aberto o voluntariado dentre as unidades da FAB para a formação de todo o pessoal do 1º GavCa. O Comando fora para os Estados Unidos para serem treinados, os demais foram para Água Dulce no Panamá. Após a conclusão do treinamento, foram deslocados para a Base Aérea de Suffolk, ao norte de Nova York, onde terminariam seu treinamento e fariam a adaptação ao avião P-47 Thunderbolt, que voariam na Itália.
O 1ºGpAvCa embarcou para a Itália em 19 de setembro de 1944, chegando em Livorno no dia 6 de outubro, onde passou a fazer parte do 350th Fighter Group da USAAF, unidade formada em 1º de outubro de 1942 na Inglaterra. O 350th FG era formado por três esquadrões: 345th Fighter Squadron (“Devil Hawk Squadron”), 346th FS (“Checker Board Squadron”) e 347th FS(“Screaming Red Ass Squadron”). Quando da incorporação do 1ºGpAvCa – conhecido como “1st Brazilian Fighter Squadron – 1st BFS” recebeu o código para comunicação via rádio de “Jambock” e sendo organizado em quatro esquadrilhas: Red, Yellow, Blue e Green.
Os pilotos brasileiros voaram inicialmente, a partir de 31 de outubro de 1944, como elementos de esquadrilhas dos esquadrões norte-americanos do 350th FG. A partir do dia 11 de novembro, o Grupo passou a montar suas próprias operações, voando a partir de sua base em Tarquinia e após um mês de operações, foram para Pisa, onde combateram até o fim da guerra, onde mostraram o valor do combatente brasileiro. De 11 de novembro de 1944 a 4 de maio de 1945, o 1ºGpAvCa voou um total de 445 missões, 2.546 missões ofensivas, voando 5.465 horas de vôo em combate.
A Missão 382
O ronco dos motores radiais Pratt & Whitney R-2800 Double Wasp, com 18 cilindros cada, diziam a todos que aquela manhã do dia 22 de abril de 1945, em plena primavera italiana, seria diferente para o 1° Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira. Às 8h30 decolavam 4 aviões para cumprir mais uma missão de combate em apoio às Forcas Aliadas contra o exército alemão, rompendo os céus a partir do Aeródromo de Pisa em direção ao Vale do Pó, para uma missão de reconhecimento armado, dando sequência a uma grande ofensiva aliada para quebrar em definitivo , a resistência alemã, iniciada em 9 de abril. Após a decolagem seguiram-se em um esforço incomum, mais 10 decolagens, totalizando 44 saídas no mesmo dia, dando sequência a uma grande ofensiva aliada para quebrar em definitivo , a resistência alemã, iniciada em 9 de abril, onde houve o maior esforço dos pilotos brasileiros em cumprir as missões designadas, para evitar que o inimigo atravessasse o Rio Pó, onde poderiam se reagrupar e fornecer resistência ao norte do rio. A parcela destinada ao 1° GavCa foi desempenhada com bravura e brilhantismo, principalmente pelo Grupo haver tido constantes e pesadas baixas e poucas substituições de seus pilotos, o que obrigavam aos remanescentes a voar mais e se expor com maior frequência.
Ao final do dia, foi computado aos brasileiros, 97 transportes motorizados destruídos e 17 danificados. Um parque de viaturas destruído, 35 veículos a tração animal imobilizados, avarias em uma ponte rodoviária e uma ponte de barcas, 14 edifícios utilizados pelos inimigos foram destruídos, avariaram outros 3 e atacaram outras 4 posições militares. Estes resultados mostraram a brilhante capacidade do 1° GAvCa, através de seus Oficiais e Praças. Às 17h20 pousava a esquadrilha finalizando a última missão do dia. Comandada pelo Cap Av Horácio e seguido pelo, Major Buyers e completa com os Ten Av Lima Mendes e Lara. Horácio, Lima Mendes e Lara completavam assim, suas terceiras missões no dia. Estava finalizada a décima primeira missão do dia, a Missão de número 382.
A arte e o artista
O fotógrafo e artista de Aviation Art Marco Aurélio do Couto Ramos criou essa série de desenhos em homenagem ao dia da Aviação de Caça e os transformou em um folheto eletrônico no formato PDF que pode ser baixado pelo link.