FAB surpreende no Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira
Por: Marcos Junglas
Em meio as comemorações alusivas ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, FAB apresenta pintura especial de A-29 Super Tucano.
Na manhã de hoje (23/10), ocorreu na Base Aérea de Brasília (BABR), a cerimônia militar alusiva ao Dia da Força Aérea Brasileira e ao Dia do Aviador, com a tradicional entrega da “Ordem do Mérito Aeronáutico”. A cerimônia ainda contemplaria os 80 anos do desembarque do Primeiro Grupo de Aviação de Caça na Segunda Guerra Mundial. Aos presentes, militares encenaram trechos da Ópera do Danilo, peça teatral criada pelos aviadores brasileiros em 1945, na Itália, quando do retorno do Tenente Aviador Danilo, após este ter saltado de paraquedas em território inimigo quando seu P-47 Thunderbolt foi atingido por uma bateria antiaérea ao atacar uma locomotiva.
No pátio da BABR, o ronco de um P-47 Thunderbolt ecoava e, surgia em sua companhia uma aeronave A-29 Super Tucano ostentando uma pintura especial: a pintura utilizada pelos P-47 durante a Segunda Guerra Mundial. As aeronaves realizaram um taxi conjunto, trazendo o passado e o presente, representando o senso de dever, presente até os dias de hoje em todos os pilotos da Força Aérea Brasileira.
O A-29 Super Tucano e a Pintura Especial
Coube ao Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa – PAMA – LS a missão de pintar o A-29 Super Tucano. A pintura alusiva aos 80 Anos da participação do Primeiro Grupo de Aviação de Caça na Segunda Guerra Mundial, trouxe em sua fuselagem as cores do P-47 do Capitão Aviador Fortunato Câmara de Oliveira (C1), este realizando 56 missões ao longo da Guerra e sendo o criador do símbolo do 1º Grupo de Aviação de Caça, o Senta a Púa.
Em ambos lados da aeronave, na parte frontal, existe a indicação C1 em branco, cor que era utilizada para aeronaves com padrão de pintura camuflada. O número 1 indicava um líder de Esquadrilha e, a letra C era dada as aeronaves pertencentes a 3ª Esquadrilha. Outra marca presente em ambos lados é a insígnia do tipo Type 3b americana sem o contorno em azul, sendo esta versão a mais utilizada e comum entre os Thunderbolt do 1º GAvCa. O lado esquerdo do A-29 recebe ainda a heráldica do Primeiro Grupo de Aviação de Caça, o Senta Púa e, as marcas de missão, pintadas em amarelo em formato de bombas, agrupadas de dez em dez e uma swastika pintada sobre a missão na qual ele destruiu uma aeronave da Luftwaffe no solo.