19722022 ANOS BASE AÉREA DE ANÁPOLISBASE AÉREA DE ANÁPOLIS 19722022BASE AÉREA DE ANÁPOLIS (BAAN) 50 Anos © Copyright 2022: Spotters Brasil Editores: Marcio Sergio Lino de Souza Marco Aurélio do Couto Ramos Projeto Gráfico e Editoração: Juliano Lisboa / Marcio Sergio Lino de Souza Impressão: FM Impressos Personalizados Ltda - Printi Primeira Edição: Abril 2022 Tiragem: 1000 exemplares Textos: Giulliano Bittencourt Frassetto Marco Aurélio do Couto Ramos Fontes de Pesquisas: WWW.SPOTTER.COM.BR O céu é nosso! A Defesa Aérea Brasileira – 1° Ten QOCon Tec Elaine Gonçalves da Costa Pereira – INCAER, 2018 Mirage F-103 “La Bête... E seu post mortem”: História não contada – Maj Brig (RR) Lauro Ney Menezes – ESTÓRIA INFORMAL DA AVIÃO DE CAÇA – ABRA-PC, 2008 ESTÓRIA INFORMAL DA AVIÃO DE CAÇA, volumes 1, 2 e 3 - Diversos autores, ABRA-PC Mirage III EBR-DBR na Força Aérea Brasileira – Paulo Fernando Kasseb – 2008 REVISTAS AEROVISÃO, diversas edições - CECOMSAER NOTAER, diversas edições - CECOMSAER Todos os direitos reservados à Spotters Brasil Email: contato@spottersbrasil.com.br www.spottersbrasil.com.br 2022 | Impresso no Brasil | Printed in BrazilAPOIO CULTURAL: REALIZAÇÃO:APOIO INSTITUCIONAL:©2021 Guilherme Denapoli6 PREFÁCIO F oi com alegria e muita honra que recebi o convite de escrever este breve prefácio. São sentimentos que fluem facilmente ao folhear esse trabalho desenvolvido, elaborado e produzido pelo Grupo Spotters Brasil. Um presente que abre as comemorações do Jubileu de Ouro da Base Aérea de Anápolis. É um livro de fotografias feito por apaixonados pela arte fotográfica, pela Aviação, pela FAB e pela nossa querida BAAN. Um amor que é perceptível claramente em cada uma das páginas em cada clique. Ao percorrer a história da BAAN e as várias fotografias aqui impressas, relembrei de muitos momentos felizes de minha passagem por essa Organização, desde quando aqui cheguei, com apenas dois anos de idade, junto com meu jovem pai, o então Tenente Leite, em 1978, passando pelo início de minha carreira operacional no 1º GDA e, agora, finalizando com minha terceira fase na BAAN, como seu Comandante. Tenho certeza de que todos que tiveram a oportunidade de deixar seu legado nessas terras de Sant’Ana, ou que simplesmente admiram a Base Aérea e seus Esquadrões, sentirão o mesmo que senti ao receber do Spotters Brasil esse regalo em forma de livro fotográfico. Cel Av Renato Leal Leite Jaguar 206©2016 André Freitas8 LINHA DO TEMPO N a segunda metade da década de sessenta, com a nomeação do Ten Brig do Ar Márcio de Souza Mello como Ministro da Aeronáutica, este, dentro de suas convicções sobre o papel da Força Aérea no que tange o poder aéreo, fez uma reestruturação dentre as quais, a criação de Comandos, que vieram para fortalecer a capacidade de Defesa Aérea e a capacidade Aerotática da FAB. Ao COMDA – Comando de Defesa Aérea, ficou a responsabilidade de iniciar um sofisticado e ambicioso projeto para garantir a soberania do espaço aéreo do Brasil: o SISDACTA – Sistema de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo. Para tal, haveria a necessidade de se criar toda uma infraestrutura e meios para tornar realidade uma nova era da aviação militar brasileira. Neste contexto, inicialmente, sistemas de radares, aeronaves de interceptação dotadas de radar e supersônicas e uma nova instalação, seriam necessários para a defesa aérea da Capital Federal, Brasília. O Ministério da Aeronáutica, então, iniciou estudos para determinar a localização para a instalação desta nova unidade e, entre algumas cidades situadas no entorno da Capital Federal, foi definido a cidade de Anápolis, no Estado de Goiás, como o melhor local. Inicialmente, foi cogitada a área do antigo Aeroclube de Anápolis, logo descartada por todos os problemas que decorreriam da utilização compartilhada da área. Adiante, o próprio Ministro da Aeronáutica, ao sobrevoar a região, definiu o local onde seria construída o que viria a ser a Base Aérea de Anápolis, o braço operacional do SISDACTA. Com a definição e aquisição do novo vetor de caça para a FAB, o Dassault Mirage III, que na FAB recebeu a designação F-103E/D, tornou- se premente o início das obras para a construção da nova unidade, para receber essas novas aeronaves. Em 15 de Setembro de 1970, foi publicado o Decreto nº 67.203, criando a BAAN – Base Aérea de Anápolis e em seguida, o Núcleo de Base Aérea, subordinado diretamente a Sexta Zona Aérea. Desde então, todas as fases de implantação, dos projetos à supervisão da construção, foram de responsabilidade do COMDA e apoiados pelo Comando Geral de Apoio. Naturalmente, a construção de uma nova Base Aérea é um grande desafio, demandando esforço e empenho enormes, desde a elaboração de Dassault F-103E na linha de vôo da BAAN. Dassault F-103D sendo guarnecido para mais um voo.Next >