< Previous©2021 Gustavo Maia40 GRUPOS OPERACIONAIS 3° GRUPO DE DEFESA ANTIAÉREA DE AERONÁUTICA Desde sua criação no dia 10 de setembro de 2015, o terceiro Grupo de Defesa Antiaérea, sediado estrategicamente na Base Aérea de Anápolis, constitui um elo permanente do sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro – SISDABRA. Tem por finalidade executar o preparo e o emprego dos seus meios, com vistas ao cumprimento das ações de força aérea e das atividades que lhe forem atribuídas, tendo, ainda, por missão, estabelecer dispositivos de defesa antiaérea capazes de dissuadir, neutralizar ou impedir a utilização do espaço aéreo pelo inimigo, de modo a contribuir para a Defesa Aeroespacial Brasileira.©2015 Thiago Machado42 AERONAVES ORGÂNICAS A Base Aérea de Anápolis utilizou durante vários anos diversos tipos de aeronaves para o cumprimento das mais variadas missões administrativas. Estas aeronaves são conhecidas como Orgânicas ou Administrativas, pois não ficam vinculadas a nenhum esquadrão ou unidade aérea específica, sendo na sua maioria das vezes subordinadas às Bases Aéreas. De acordo com a necessidade de cada local, podem ser utilizados vários tipos de aeronaves a fim de cumprirem missões de ligação entre diversos pontos de interesse da unidade onde encontram-se lotadas. Como a BAAN foi a primeira base brasileira inteiramente pensada e construída para a utilização de um sistema completamente novo, envolvendo homens e meios inovadores, em especial os primeiros caças supersônicos da FAB, e estando localizada bem no centro do país, a utilização de aeronaves diretamente subordinadas ao seu comando foi indispensável para sua constituição e continuidade.43 AERONAVES ORGÂNICAS©2012 Marco Aurélio©2021 Marcio S L Souza46 O FUTURO DA BASE AÉREA T al como há 50 anos, a FAB novamente prepara-se para mais uma mudança de qualidade no cumprimento de sua missão institucional, através de um salto de tecnologia em seus equipamentos e equipagens. Novamente o melhor avião de combate possível de ser adquirido será explorado em todas as suas capacidades. A inovação agora se materializa de diversas formas com a Base Aérea de Anápolis madura recebendo as aeronaves de caça SAAB F-39 Gripen para a defesa aérea junto ao 1º GDA. O expoente máximo de nossa indústria aeroespacial, o Embraer KC-390 Millennium, apresenta-se para o transporte e reabastecimento em voo pelo 1º GTT, a modernização dos vetores do Esquadrão Guardião sobre a plataforma dos consagrados E-99 e R-99, juntamente com a concentração do que há de melhor na Força, alavanca Anápolis como a Base Aérea mais estratégica e forte que a FAB jamais teve. A busca da vanguarda e da excelência no cumprimento da missão faz a BAAN movimentar-se em favor de obras civis, de treinamento e capacitação de militares e da inovação em todos os aspectos. Os desafios novamente são grandes, e agora não somente por conta de um novo salto na qualidade da defesa aérea, mas também por conta da concentração de diversos elementos de defesa em uma só Base, passando a exigir mais da própria Força como um todo, especialmente quanto a preparação, o abastecimento e a logística de continuidade. Há meio século, tudo foi adquirido no exterior, agora tudo acontece com a presença de um componente muito forte da indústria aeroespacial nacional, tanto na participação da montagem de parte dos exemplares do caça sueco Saab F-39 Gripen em território nacional, como na modernização dos Embraer E-99 e R-99 e especialmente no projeto genuinamente brasileiro do Embraer KC-390 Millennium, prenunciando um futuro de possibilidades inimagináveis.A essas aeronaves no estado da arte somam-se todas as que operarão a partir de Anápolis em favor da defesa aérea do planalto central e dos interesses de toda a nação brasileira. Os primeiros 50 anos foram escritos juntos de muitas descobertas e inovações e o futuro que se constrói, vem na mesma toada de inovação promovida pela FAB e registrada por todos nós. Rolagem para primeira decolagem do F-39 Gripen na Suécia, em 10 de setembro de 2019 Primeira decolagem do F-39 Gripen em solo brasileiro, após ser montado no aeroporto de Itajaí, SC.©2021 Henrique Matte48 O FUTURO DA BASE AÉREA Exercício de treinamento de lançamento de paraquedistas (PQD) pelas portas laterais do KC-390 Vista frontal da aeronave de transporte militar Embraer KC-390 Millenium Vista do porão de carga da aeronave KC-390Next >