< Previous19 UNIDADES DE APOIO DA BAAN GSAU-AN A organização de saúde da OM nasceu praticamente junto com a unidade e foi por muitos anos chamada de Esquadrão de Saúde. Atualmente, com a recente consolidação da estrutura de Base Aérea passou a se chamar Grupo de Saúde (GSAU). É um Grupo vinculado a praticamente todas as atividades da Organização, seja para o apoio as atividades operacionais quanto para o suporte à família aeronáutica. Internamente, todos os dias são feitos no GSAU atendimentos de saúde em várias abrangências, além da medicina pericial padronizada pela Força Aérea (juntas de saúde). Sem preterir o fato de também serem militares, os profissionais do GSAU praticam alguns preceitos adicionais que são adequados aos bons serviços de saúde, dentre eles, o acolhimento da pessoa humana em uma das experiências mais críticas que se experimenta, a enfermidade. GLOG-AN Criado em 22 de agosto de 1979, o Grupo Logístico (GLOG) da Base Aérea de Anápolis tem a valiosa missão de disponibilizar os meios aéreos dos Esquadrões sediados em Anápolis, bem como prestar apoio logístico a estas Unidades Aéreas. Inicialmente nomeada de Grupo de Suprimento e Manutenção (GSM), em 17 de fevereiro de 1992 passou a se chamar Esquadrão de Suprimento e Manutenção (ESM), o que com a unificação dos setores de materiais das Unidade Aéreas sediadas em Bases Aéreas chegou a nomenclatura atual, Grupo Logístico (GLOG). Desde então, o GLOG da Base Aérea de Anápolis, continua a prestar apoio para todas as Unidades Aéreas da Base Aérea de Anápolis sendo responsável por garantir a aplicação segura dos vetores mais modernos que a FAB possui atualmente. Fachada principal do Hospital da BAAN.Fachada principal da sede do GLOG.20 UNIDADES DE APOIO DA BAAN GSD-AN A unidade de infantaria teve origem em 1972, havendo sofrido modificações em sua nomenclatura em virtude da reestruturação promovida pelo comando da aeronáutica, e, por derradeiro, passou a ser denominado Grupo de Segurança e Defesa tipo 2 (GSD-T2), subordinado ao comandante da BAAN. O GSD executa ações defensivas, ofensivas, especiais e de proteção para contribuir com a missão da Força Aérea Brasileira (FAB) de Defender, Controlar e Integrar. A sua missão é a salvaguarda e segurança da Base Aérea de Anápolis e unidades sediadas, pela Polícia da Aeronáutica bem como a execução de atividades de escolta, formação de praças e cerimonial militar. DTCEA-AN O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Anápolis (DTCEA-AN) é uma organização militar sediada na base aérea de anápolis e subordinada operacionalmente ao primeiro centro integrado de defesa aérea e controle do tráfego aéreo. A origem da unidade remonta ao dia 17 de abril de 1976, quando foi ativada como destacamento de proteção ao voo, em apoio às operações do 1º grupo de defesa aérea, tendo recebido a atual denominação em fevereiro de 2003. Com um efetivo aproximado de 130 militares, o destacamento provê, de maneira ininterrupta, o controle de tráfego aéreo para as aviações militares e civis em uma extensa área, incluindo os aeródromos civis de Anápolis e Goiânia, além de fornecer os serviços de observação meteorológica e de informações aeronáuticas às tripulações. Turma de novos Praças durante treinamento de formação.Sede do DETCEA-AN e Torre de Controle da BAAN.21 ©2021 Marco Aurélio22 GRUPOS OPERACIONAIS 1° GRUPO DE DEFESA AÉREA ESQUADRÃO JAGUAR Quando da extinção da 1ª ALADA – Ala de Defesa Aérea, em 1979, foi ativada a BAAN e criado o 1° Grupo de Defesa Aérea. Com isso, as aeronaves Dassault F-103E/D foram transferidas para o novo Esquadrão, mantendo em sua missão primária, a defesa do espaço aéreo da Capital Federal. Ao 1º GDA cabe a missão de realizar operações de defesa aérea, de forma a negar a utilização do espaço aéreo brasileiro por forças externas e operações de manutenção da superioridade aérea. As aeronaves F-103 Mirage foram utilizadas até 2005 e, até achegada de seu substituto, o 1º GDA voou aeronaves Embraer AT-26 Xavante, para manter a proficiência de seus pilotos. Em 2006 começaram a chegar os Dassault Miraga 2000C/B, como uma solução temporária até a aquisição de um novo vetor, através do Projeto FX2. Estes voaram até 2013, sem ainda um substituto definido. Com isso, em 2016 o 1° GDA recebeu aeronaves Northrop F-5EM Tiger II modernizadas pela Embraer e que serão operadas até a chegada do novo caça da FAB, o SAAB F-39E Gripen quando iniciará uma nova etapa na história do Esquadrão, sendo este responsável pelo recebimento e introdução operacional na Força Aérea Brasileira. O 1º GDA é mantido em estado de alerta ininterrupto, de forma a atender a qualquer missão que lhe for solicitada, integrando com as demais unidades de interceptação e controle antecipado da FAB, o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro - SISDABRA. Northrop F-5EM Tiger iniciando a corrida de decolagem. Passagem baixa de dois Northrop F-5EM Tiger II.23 GRUPOS OPERACIONAIS24 GRUPOS OPERACIONAIS©2016 Marcos Junglas©2017 Marcos Junglas28 GRUPOS OPERACIONAIS 2°/ 6° GAV - ESQUADRÃO GUARDIÃO Para que fizesse parte da monitoração do espaço aéreo dentro do Sistema de Proteção da Amazônia, no dia 18 de janeiro de 1999 foi criado o núcleo do 2°/6° GAv. Inicialmente sediado junto às instalações do COMGAR (Comando Geral do Ar), em Brasília, foi incorporado à Base Aérea de Anápolis em 18 de janeiro de 2000. Denominado Esquadrão Guardião, o 2°/6° GAv é a ponta de lança do sistema de vigilância da Amazônia, o programa SIVAM, constituiu-se num dos mais importantes elos na desafiante tarefa de vigiar e proteger uma região fundamental do nosso país, a Amazônia legal. Para a realização das suas missões, o esquadrão utiliza as aeronaves Embraer E-99M de alarme aéreo antecipado e os Embraer R-99 para reconhecimento e sensoriamento remoto que, além de representar um expressivo salto tecnológico e operacional para a Força Aérea Brasileira, proporcionaram os meios necessários para que a Amazônia recebesse a atenção merecida. A história e as características do esquadrão guardião estão intimamente ligadas à vocação da BAAN, de defender o espaço aéreo brasileiro, e contribui para a plena operacionalidade dessa importante organização militar da FAB. Vista frontal do Embraer E-99. Os Embraer E-99 e R-99 são as aeronaves utilizadas pelo Esquadrão Guardião.Next >